top of page
  • simeicoelhoadvocac

Você é o real proprietário da sua marca?

Updated: Apr 13, 2022


Ao registrar sua marca, você garante a proteção do seu negócio, ou seja, de que ninguém copie; garante a segurança de utilizar a sua marca sabendo que não vai perdê-la, e por último e não menos importante agrega valor à sua marca e assegura aos investidores sua propriedade.


Outro ponto importante é a Permissão para licenciar o uso da marca, Basicamente, o licenciamento de marca serve como uma autorização temporária para exploração comercial, muito parecido com um aluguel. Nesse caso, o proprietário da marca concede a outra empresa a permissão de usar o nome da marca cobrando royalties.


Aumento da credibilidade, as marcas registradas no INPI têm o direito de usar o símbolo de marca registrada (®). Apesar de parecer algo simples, esse símbolo transmite maior credibilidade e aumenta a percepção de valor por parte dos consumidores. Dessa forma, o uso do ® se torna um diferencial competitivo.


Quais os tipos de marcas que possam ser registradas?


São 4 tipos, sendo elas:


Marcas Nominativas; É composta por letras para identificar o nome da marca. Não há a presença de nenhuma figura e nem está relacionada à símbolo em sua identidade visual.


Marcas Figurativas; Já nas marcas figurativas, os desenhos, imagens, figuras ou símbolos fortalecem o nome da empresa sem a necessidade em tê-lo escrito.

Por exemplo: a marca Apple conseguiu associar seus produtos ao desenho de uma maçã mordida. Desde então, tornou-se desejo das pessoas antenadas em tecnologia e qualidade.


Marcas Mistas; A marca mista apresenta as combinações de letras com desenho, imagem e figura que representa a marca, o que inclui a estilização dos elementos nominativos e figurativos.


Marcas Tridimensionais; A marca tridimensional acontece quando o proprietário de uma marca deseja proteger o formato associado ao seu produto.

Ao ser aprovado o registro, consequentemente nenhum dos seus concorrentes diretos ou indiretos podem comercializar nada com as formas protegidas.

Agora que você entendeu mais sobre os tipos de marcas, aproveite para saber mais sobre o registro de marcas com o nosso e-book.


Saiba os 3 passos para registrar sua marca no INPI:


1 - Faça a pesquisa de disponibilidade no INPI;


2 - Com a marca disponível, obtenha prioridade e deposite o pedido de registro em todas as classes relevantes para seu negócio;


3 - Acompanhe todo o processo, que tem por duração em média de 6 a 12 meses;


Já registrou sua marca?


Marca é essência!


Eduarda Coelho

Advogada - OAB/SP 469.954

eduarda@scadvocacia.com

(12) 98272-7035


Fonte: Manual de Marcas INPI, www.apolomarcas.com.br, www.institutodemarcas.com.br

38 views0 comments

Comments


bottom of page