top of page
  • nataliakodama

SERÁ QUE SEU CHEFE ESTÁ SÓ BRINCANDO?!


Veja bem, há comportamentos que dentro ou fora do seu ambiente de trabalho são inaceitáveis. Por mais que a colaboradora tenha um relacionamento estritamente profissional com o seu superior, por exemplo, as "brincadeirinhas" promovidas por ele com aquela justificativa de estar apenas brincando podem gerar indenizações na Justiça do Trabalho.


Infelizmente, muitas mulheres acabam evitando a denúncia por medo de perder o seu emprego (fonte de renda) ou até perder a credibilidade, vez que a sociedade pode julgá-la como frágil e culpada.


Sabe aquele colega que fala tocando muito no seu ombro, pegando na sua mão ou até abraçando excessivamente, sendo que em nenhum momento você deu esta permissão... Pois bem, será que é apenas uma brincadeirinha?!


Um caso recente em que uma vigilante recebeu a título de indenização por danos morais, já que, em jornada de trabalho, houve relatos de ameaça por seu superior e ainda foi vítima de abuso sexual por um dos seus colegas.


Neste julgado, tem relatos de que o colega "brincava" fazendo ela tomar água no gargalo e que esfregava frutas em seu rosto e dizia frases extremamente sugestivas e pejorativas.

Portanto, você, colaborador(a) ou empresária(o), sempre observe o ambiente que deseja promover dentro da empresa. Não permita que isso ocorra.


Aquela funcionária levou aos autos traumas psicológicos comprovados e diagnosticados, teve que se afastar das suas atividades laborativas.


E a empresa, em primeiro momento, empregadora dos causadores desses assédios, teve que arcar financeiramente com a indenização moral e sexual ocorrida dentro do seu estabelecimento. Levando não só a responsabilidade como também, arcando com comportamentos inaceitáveis por qualquer pessoa que mereça viver em sociedade.


Você conhece ou já passou por isso?


Compartilhe esse artigo, é importante a gente promover a conscientização de que o assédio sexual e moral existem e precisam ser reportados e penalizados para que o ambiente seja saudável e promova o crescimento de todos.


Se este assunto te interessou, ou caso ainda tenha dúvidas, procure um profissional da área.


E por te lido até aqui, deixo meus sinceros agradecimentos.











fonto: Processo 0011935-70.2017.5.15.0043

28 views0 comments

Recent Posts

See All

留言


bottom of page