top of page

VOCÊ SABE COMO E QUANDO CONTRATAR OS SERVIÇOS DE UM ADVOGADO?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]VOCÊ SABE COMO E QUANDO CONTRATAR OS SERVIÇOS DE UM ADVOGADO?

Você ou sua empresa já precisou contratar um advogado ou uma Assessoria Jurídica? Você sabe quando e quais os cuidados necessários para a contratação eficaz de um Advogado ou uma Assessoria Jurídica?

Muitas vezes, quando temos algum problema, a indicação de um profissional por um amigo/conhecido/parente, parece uma boa pedida, ou logo vamos buscar uma solução rápida e barata, pela Internet, por exemplo. Porém na maioria das vezes, a “consulta com o Dr. Google” só aumenta a dor de cabeça… Neste Post iremos tratar desse assunto:

COMO COMEÇAR

Antes de buscar um advogado, devemos nos atentar se a necessidade é para você (Pessoa Física) ou para sua empresa (Pessoa Jurídica). Existem advogados que atuam especificamente para Pessoas Físicas ou Jurídicas.

Em seguida, você deve se perguntar: qual é o meu problema? Em qual área do Direito meu problema se encaixa? Trabalhista, família? Um contrato? Cobrança?

Sempre devemos nos atentar à especialidade que buscamos. Muitos advogados se especializam para atender demandas específicas.

Feito tudo isso inicia-se a busca pelo profissional adequado.

BUSCA PELO PROFISSIONAL

Seja para pessoa física ou jurídica, há advogados que atuam sozinhos ou em bancas.

Necessário dizer que grandes empresas normalmente contratam grandes bancas, onde possuem advogados especialistas em diversas áreas do Direito. Porém, isso não é mais exclusividade de empresas… pessoas físicas também têm feito isso.

Mas realmente, isso é necessário?

A facilidade em resolver todas as demandas em um só lugar, tem levado cada vez mais pessoas a contratar bancas de advocacia, chamadas Assessorias Jurídicas. Isso gera tempo e confiança. O fato de ter advogados disponíveis em diversas áreas, tem levado cada vez mais pessoas a contratar escritórios mais completos, que possuem profissionais para prestar assessoria extrajudicial e judicial.

Feita a escolha por um escritório que preste Assessoria Jurídica ou um profissional Autônomo, você pode realizar uma busca na página da OAB do seu Estado, para pesquisar se o profissional escolhido está ativo, se está suspenso das atividades, seu endereço e demais contatos disponíveis.

Se você busca um advogado atuante em área específica, poderá pesquisar se o profissional se apresenta como especialista na área em que atua, se publicou matérias e artigos, se possui blogs, etc..

O PRIMEIRO CONTATO

O advogado ou Assessoria escolhida deverá atuar com ética e comprometimento de modo a tornar-se merecedor da confiança do cliente.

Desconfie das causas ganhas. O Advogado não tem a certeza de que a sua causa é ganha. Ele deve ter a certeza de que o serviço prestado irá satisfazer o seu cliente, seja a demanda positiva ou negativa.

CUSTA CARO CONTRATAR UM ADVOGADO OU UMA ASSESSORIA JURÍDICA?

O profissional do Direito tem liberdade para apresentar ao cliente o valor de seus honorários, calculando o seu esforço e trabalho na causa do cliente.

Porém, a OAB de cada Estado sugere uma tabela de honorários, onde é apresentado o valor mínimo ao serviço prestado em determinada demanda, não o fazendo de forma irrisória ou inferior, salvo motivo plenamente justificável.

Assim, você pode consultar a Tabela de Honorários advocatícios de seu Estado para ter uma ideia do valor que poderá ser cobrado pelos serviços prestados pelo advogado.

Os Escritórios que prestam Assessoria Jurídica Completa são normalmente contratados por empresas e dependendo do seu tamanho, da sua necessidade contratam o profissional por demanda ou para consultoria permanente, de forma que os honorários poderão ser contratados de maneira mensal ou por tarefa a ser executada.

Para saber sobre mais DIREITOS e BENEFÍCIOS clique no link abaixo:

Autor: Dra. Raquel Lima Bastos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

29 views0 comments

Comments


bottom of page