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Afinal, como cobrar clientes inadimplentes?

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Afinal, como cobrar clientes inadimplentes?

[/vc_column_text][vc_column_text]A inadimplência é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela empresa, tendo em vista que esses rendimentos são essenciais para arcar com todos os compromissos financeiros do negócio. Por outro lado, é importante saber como cobrar clientes inadimplentes corretamente.

O ideal é ter estratégias que sejam efetivas na recuperação de crédito, mas que permitam a manutenção de uma boa relação com o cliente. É preciso lembrar que a inadimplência pode ter sido causada por uma dificuldade temporária e, no futuro, o cliente pode voltar a negociar com a sua empresa.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com as principais dicas sobre como cobrar os clientes inadimplentes. Acompanhe!

Seja cordial na abordagem

Primeiro, é preciso compreender as regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e os direitos nele previstos. O art. 42 proíbe que o devedor seja exposto ao ridículo ou submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça, caso contrário, a empresa pode ser responsabilizada civilmente e ser condenada a indenizá-lo.

Assim, a abordagem se torna um dos pontos fundamentais de uma boa cobrança. O profissional responsável deve adotar um tom de voz amigável e ser cordial durante todo o atendimento, sem fazer ameaças ou tratar mal o cliente.

Ofereça alternativas

Antes de entrar em contato com o devedor, estabeleça alternativas que poderão ser apresentadas para a quitação do débito, como o parcelamento, forma de pagamento e eventuais descontos.

Oferecer diferentes possibilidades de pagamento faz com que seja mais fácil para o cliente encontrar uma forma de se comprometer e quitar a dívida. Além disso, se o consumidor ficou inadimplente, provavelmente aconteceu algum problema que atrapalhou o seu planejamento financeiro, por isso, apenas pressioná-lo e não dar alternativas pode impedir que a cobrança traga os resultados esperados.

Saiba negociar com o cliente

Uma ótima dica sobre como cobrar clientes inadimplentes é saber como negociar. Esse é o momento de conversar com o devedor e escutá-lo, tentando compreender o que causou a inadimplência e mostrando-se interessado em entrar em um acordo para resolver a questão. Vale lembrar que a falta de pagamento pode ter sido causada por diversos motivos, como:

  1. esquecimento;

  2. atraso no salário;

  3. problemas familiares (desemprego, doença ou morte);

  4. falta de planejamento financeiro.

Ou seja, muitas vezes o cliente encontra-se inadimplente por motivos alheios à sua vontade e realmente tem interesse em regularizar a sua situação. Nesse momento, é fundamental mostrar que está aberta a negociações. Fazendo isso, o consumidor vai se sentir acolhido e interessado nas alternativas oferecidas para quitar o débito.

Seja transparente nas informações

Ao fazer uma cobrança, é importante ser sempre transparente em todas as informações repassadas ao cliente. Ao apresentar uma proposta, descreva todos os detalhes e esclareça eventuais dúvidas com clareza.

Explique como será a cobrança de multa e juros, as condições de pagamento, os descontos concedidos e todas as informações que sejam relevantes no pagamento da dívida. Esse cuidado evita problemas e garante o atendimento às normas do CDC.

Finalmente, é essencial educar todos os colaboradores envolvidos no processo sobre a importância de manter uma postura adequada e observar os direitos do consumidor durante a cobrança, para evitar atitudes abusivas que podem resultar em prejuízos para a empresa.

Seguindo essas dicas sobre como cobrar clientes inadimplentes, ficará mais fácil implementar boas estratégias para recuperar o crédito, sem prejudicar o relacionamento com os seus clientes.

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