top of page

FRANQUIA – EXPANDIR A BAIXO CUSTO!

Updated: Apr 14, 2021

FRANQUIA – EXPANDIR A BAIXO CUSTO!

A “franchising ou franquia é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecido pelo proprietário da marca (franqueador) a um investidor (franqueado) para que esse possa replicar em diferentes localidades um formato reconhecido de negócio.

Este negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito; as franquias abrangem inúmeros segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e serviços.

Para a empresa a franquia deve ser encarada como estratégia que comercializa o direito de uso de uma marca, patente, infraestrutura, “know-how” e direito de distribuição.

Seu principal objetivo é fornecer aos franqueados oportunidades para obtenção de sucesso de forma rápida e segura e para o proprietário da marca, oferece possibilidade de expansão, sem custos elevados, ao permitir a entrega do mesmo serviço em diversas localidades.

A decisão de expandir seu negócio não é uma decisão fácil tanto para aqueles que desejam empreender quanto para os que já estão no universo do empreendedorismo; dentre os receios mais comuns, podemos citar: a) incertezas em relação à renda; b) medo de fracassar; c) receio de não ter clientes e, d) medo de crescer.

Em contrapartida, uma rede de franquia bem estruturada e segura gera diversas vantagens ao empresário, vejamos:

  1. Expansão mais rápida – uma vez que o investimento mais elevado será feito pelos franqueados individualmente.

  2. Operação do negócio por um único dono – o franqueador tem maior capacidade de envolvimento, engajamento e gerenciamento do negócio de forma que os franqueados têm um papel apenas na gestão do negócio.

  1. Poder de compra da rede – conforme a rede de franquias cresce, vai ampliando o poder de negociação do franqueador perante a rede de fornecedores homologados, proporcionando economia de escala potencializando os resultados do negócio.

É certo que o cenário empresarial pós-pandemia não será o mesmo, tendo em vista que houve inúmeras mudanças relacionadas a forma de trabalho e tecnologia, porém, o “franchising” pós-coronavírus é bastante promissor, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) no último ano o setor teve um crescimento de 6,9% no faturamento e, a previsão para o faturamento deste ano é de 8%.

Segunda a ABF este modelo é de enorme importância para impulsionar a economia do país e para criação de vagas de emprego e, a tendência do mercado é aqueles modelos de negócio conectados com inovação, tecnologia e de baixo custo, notadamente operados através de trabalho remoto.

A franquia antes de ser comercializada precisa ser planejada e estruturada; então se você é um empresário que deseja ampliar seu negócio através do desenvolvimento de uma rede de franquia, é recomendável que procure um profissional especializado na área para evitar gastos desnecessários e garantir uma estrutura sólida para seu negócio.

Para maiores informações, acessar o link abaixo ao clicar no meu nome.

Autora: Dra. Ana Carolina Motta, Especialista em Direito Empresarial – OAB/SP 376.523



6 views0 comments

Comments


bottom of page